Notícias

10/04/2018 14:24

BRASIL SEDIA MAIOR EDIÇÃO DO FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA E CUMPRE SEUS OBJETIVOS

O 8º Fórum Mundial da Água, realizado na cidade de Brasília, já é a maior edição da história do evento e atendeu ao seu principal objetivo, que é colocar a água no topo da agenda política e da sociedade.

Após sete dias de evento, o Fórum havia recebido 120,2 mil pessoas de 172 países diferentes. Destas, 109,6 mil visitaram a Vila Cidadã e a Feira; e 10,6 mil são congressistas que participaram das mais de 300 sessões temáticas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e visitaram a Expo.

A abertura contou com a presença de 12 chefes de Estado, governo e altas autoridades internacionais e o evento teve a participação de  representantes de importantes organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas e suas agências, União Europeia, Banco Mundial, BID, CPLP, OCDE entre outros.

O Fórum Mundial da Água teve, nesta 8ª edição, uma importante inovação: a participação do Poder Judiciário, instância a que cabe a decisão final sobre disputas envolvendo os recursos hídricos. A Conferência de Juízes e Promotores teve a presença de 83 juízes, promotores e especialistas de 57 países e emitiu como documento final a “Carta de Brasília”.

O Instituto Global do Ministério Público, que reúne membros de ministérios públicos de diversas nações do mundo em torno de temas ligados à proteção dos recursos naturais, também elaborou a “Declaração do Ministério Público sobre o Direito à Água”, que foi assinada por nove países.

Na Conferência Parlamentar, 134 parlamentares de 20 nações produziram como documento final o “Manifesto dos Parlamentares”, em que reconhecem a importância do esforço dos parlamentares para garantir segurança hídrica, universalização do acesso a água potável, eliminação das desigualdades e promoção do desenvolvimento sustentável.

A Conferência de Ministros contou com 56 ministros e 14 vice-ministros de 56 países, que aprovaram a declaração intitulada “Chamado urgente para uma ação decisiva sobre a água”, fruto das discussões entre ministros e chefes de delegação de mais de 100 países. O documento estabelece ações prioritárias para enfrentar os desafios relacionados ao acesso à água e ao saneamento.

Autoridades locais e regionais lançaram o “Chamado para Ação de Governos Locais e Regionais sobre Água e Saneamento de Brasília”. A conferência teve a participação de 150 prefeitos, governadores e deputados estaduais, que pretendem adotar uma visão compartilhada para um

futuro melhor e mais sustentável, no qual todas as pessoas terão acesso à água e saneamento, e em que a água seja usada e gerida de forma a assegurar-se um ambiente saudável e sustentável para as gerações futuras.

A “Declaração de Sustentabilidade” faz um chamado pela mobilização de todas as partes para garantir um futuro sustentável para o planeta e pelo compromisso de enfrentar os crescentes desafios das questões relacionadas à água.

A Expo e a Feira do 8º Fórum Mundial da Água contaram com 87 expositores que representaram diferentes setores sociais: pavilhões nacionais, empresas públicas e privadas, organizações e associações da sociedade civil.

O 8º Fórum ocupou também outros espaços da cidade, com atividades esportivas e culturais na orla do lago Paranoá, mostra de cinema no Cine Brasília e atividades ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Planetário.

Nunca se falou tanto sobre água no país. Durante a semana do evento, houve quase 16 mil menções na imprensa escrita e uma ampla cobertura de rádios e TVs, levando o assunto água para a casa das pessoas.

Educar, conscientizar e divertir foi o objetivo maior da Vila Cidadã, um sucesso absoluto de público. O espaço ofereceu uma ampla agenda de atividades diariamente para dezenas escolas de todo o Distrito Federal, além de crianças, jovens e famílias que se encantaram com as atividades interativas, as experiências de realidade virtual, oficinas e filmes. O Green Nation, que ocupou uma área de 2.700 m² na Vila, recebeu 60 mil visitantes durante os sete dias do evento.

A Vila Cidadã também foi palco de importantes debates sobre crise hídrica, saneamento e gestão participativa de águas, e abriu sua arena para a participação de grupos de jovens, mulheres, indígenas, organizações não governamentais e comunidades rurais.

O 8º Fórum Mundial da Água também ajudou a movimentar a economia local. Foram cerca de 2500 empregos diretos e outros 5500 indiretos.

O alto engajamento dos participantes e visitantes realmente fez da cidade de Brasília a capital mundial da água durante esta semana. O 8º Fórum Mundial da Água agradece a todos os que participaram e contribuíram para o sucesso deste evento e para que as questões relativas à água pudessem ganhar a relevância que merecem no âmbito do debate público e político no Brasil e no mundo.

8º Fórum Mundial da Água

O 8º Fórum Mundial da Água foi organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

O evento foi patrocinado por: Petrobras, Funasa, Caixa, Fundação Banco do Brasil, Eletrobrás, Sabesp, Coca-Cola, AMA (Ambev), BNDES, Itaipu Binacional e BRK Ambiental. O Banco do Brasil é um dos apoiadores.

As sete edições anteriores foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coreia do Sul, 2015).

http://www.worldwaterforum8.org/pt-br/news/release-final-8%C2%BA-f%C3%B3rum-mundial-da-%C3%A1gua

Neste link, você acessa os documentos abaixo: http://www.worldwaterforum8.org/pt-br/documents-0 

Processo Político | Political Process


Governos Nacionais
DECLARAÇÃO POLÍTICA
RELATÓRIO DAS MESAS REDONDAS MINISTERIAIS
 

National Governments
POLITICAL DECLARATION
MINISTERIAL ROUNDTABLES REPORT


Autoridades Locais e Regionais
CHAMADO PARA AÇÃO DA 5ª CONFERÊNCIA DE AUTORIDADES LOCAIS E REGIONAIS
GUIA COMECE PELA ÁGUA


Local and Regional Authorities
CALL FOR ACTION OF THE 5TH CONFERENCE OF LOCAL AND REGIONAL AUTHORITIES
START WITH WATER GUIDE


Juízes e Promotores
DECLARAÇÃO DE BRASÍLIA DE JUIZES SOBRE JUSTIÇA DA ÁGUA
DECLARAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE O DIREITO À ÁGUA

Judges and Prosecutors
BRASILIA DECLARATION OF JUDGES ON WATER JUSTICE
DECLARATION OF PROSECUTORS ABOUT THE RIGHT TO WATER


Parlamentares
MANIFESTO DOS PARLAMENTARES

Parliamentarians
PARLIAMENTARIAN MANIFESTO

Grupo Focal de Sustentabilidade | Sustainability Focus Group
 

DECLARAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE

SUSTAINABILITY DECLARATION

COMPROMISSO EMPRESARIAL BRASILEIRO PARA A SEGURANÇA HÍDRICA

BRAZILIAN BUSINESS COMMITMENT TO WATER SECURITY


Processo Regional | Regional Process

MENSAGEM - PROCESSO REGIONAL

MESSAGE - REGIONAL PROCESS

RELATÓRIOS PRÉ-FÓRUM:

REGIONAL REPPORT ASIA-PACIFIC: SUBREGIONAL CACENA (anexx)
REGIONAL REPPORT ASIA-PACIFIC: SUBREGIONAL NORTHEST ASIA  (anexx)
REGIONAL REPPORT ASIA-PACIFIC: OCEANIA  (anexx)
REGIONAL REPPORT ASIA-PACIFIC: SOUTHEAST ASIA  (anexx)
REGIONAL REPPORT ASIA-PACIFIC: CLIMATE ADAPTATION  (anexx)
REGIONAL REPPORT ASIA-PACIFIC: DEVELOPMENT  (anexx)
REGIONAL REPPORT ASIA-PACIFIC: ECOSYSTEM  (anexx)
REGIONAL REPPORT ASIA-PACIFIC: FINANCING WATER  (anexx)
REGIONAL REPPORT ASIA-PACIFIC: PEOPLE AND SANITATION  (anexx)
REGIONAL REPPORT ASIA-PACIFIC: URBAN CIRCULAR ECONOMY  (anexx)
REGIONAL REPORT ARAB: PRE-FORUM
*documentos pré-fórum inglês 

RELATÓRIO PROCESSO REGIONAL - RESUMO EXECUTIVO
RELATÓRIO PROCESSO REGIONAL - ÁFRICA
RELATÓRIO PROCESSO REGIONAL - AMÉRICAS
RELATÓRIO PROCESSO REGIONAL - ÁSIA-PACÍFICO
RELATÓRIO PROCESSO REGIONAL - EUROPA
RELATÓRIO PROCESSO REGIONAL - MEDITERRÂNEO

PRE-FORUM REPORTS:

REGIONAL REPORT ASIA-PACIFIC: SUBREGIONAL CACENA (anexx)
REGIONAL REPORT ASIA-PACIFIC: SUBREGIONAL NORTHEST ASIA (anexx)
REGIONAL REPORT ASIA-PACIFIC: OCEANIA (anexx)
REGIONAL REPORT ASIA-PACIFIC: SOUTHEAST ASIA (anexx)
REGIONAL REPORT ASIA-PACIFIC: CLIMATE ADAPTATION (anexx)
REGIONAL REPORT ASIA-PACIFIC: DEVELOPMENT (anexx)
REGIONAL REPORT ASIA-PACIFIC: ECOSYSTEM (anexx)
REGIONAL REPORT ASIA-PACIFIC: FINANCING WATER (anexx)
REGIONAL REPORT ASIA-PACIFIC: PEOPLE AND SANITATION (anexx)
REGIONAL REPORT ASIA-PACIFIC: URBAN CIRCULAR ECONOMY (anexx)
REGIONAL REPORT ASIA-PACIFIC: PRE-FORUM
REGIONAL REPORT EUROPEAN: PRE-FORUM
REGIONAL REPORT MEDITERRANEAN: PRE-FORUM
REGIONAL REPORT AMERICAS: PRE-FORUM
REGIONAL REPORT AFRICA: PRE-FORUM
REGIONAL REPORT ARAB: PRE-FORUM
REGIONAL REPORT: EXECUTIVE SUMMARY

Processo Fórum Cidadão | Citizens Forum Process

10 PRINCÍPIOS DO FÓRUM CIDADÃO

10 CITIZENS FORUM PRINCIPLES (only in Portuguese)

DECLARAÇÃO - FÓRUM DA JUVENTUDE (em inglês)

STATEMENT - YOUTH FORUM

 

Processo Temático | Thematic Process

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO (em inglês)

 CLOSING CEREMONY


Titulo fixo
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo